VIANA – TAC proposto pelo MPMA busca solução de conflitos no âmbito municipal

Por iniciativa do Ministério Público do Maranhão, foi firmado, no dia 18 de maio, com o Município de Viana, um Termo de Ajustamento de Conduta que tem o objetivo de instituir no âmbito da administração pública municipal um programa de incentivo à autocomposição de conflitos.

Pelo acordo, o Município deverá instituir, no prazo de 30 dias, a contar da assinatura do termo, a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos, para contribuir com a solução pacífica de demandas, valorizando o respeito aos direitos fundamentais. A iniciativa busca proporcionar à comunidade atendimento célere, gratuito, eficiente, humanizado, descentralizado e desburocratizado.

O TAC foi assinado pelo promotor de justiça Lindemberg Malagueta Vieira, titular da 1ª Promotoria de Viana, e pelo prefeito Magrado Aroucha Barros.

A ser instalada no âmbito da Procuradoria Municipal, a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos terá, entre as suas atribuições, a resolução de conflitos entre órgãos e entidades da administração municipal; composição por meio de conciliação ou mediação dos pedidos de resolução de conflitos remetidos, no caso de controvérsia entre particular e o Executivo municipal; promoção, quando for o caso, de Termo de Ajustamento de Conduta.

Conforme prevê o acordo, todo procedimento realizado pela referida Câmara será gratuito e qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá ter alguma demanda submetida à composição, desde que apresentada ou ratificada pelo Ministério Público ou Defensoria Pública, na defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Em caso de descumprimento do TAC, o Município de Viana ficará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil. O mesmo ocorrerá com o gestor municipal. Em cada item descumprido, a multa será dobrada, com valor atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que será revertido em favor do Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Com informações do MPMA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!