Projeto de incentivo à leitura da Estação Conhecimento de Arari evidencia autores negros e obras com essa temática em comunidade

A Escola Municipal José Nunes Ribeiro, localizada na comunidade de Escondido em Arari (MA), recebeu o projeto “Arari do verso à prosa” para contação de história do livro “O cabelo de Cora”. O livro faz parte do acervo da Estação Conhecimento de Arari que evidencia Narrativas Negras, tema trabalhado pelo projeto.

O projeto Arari do Verso à Prosa é idealizado pela Estação Conhecimento de Arari e visa a promoção do livro e o incentivo à leitura através de ações na própria Organização e em escolas e comunidades do território arariense. No segundo semestre o projeto vem trabalhando o tema “O mundo e suas leituras” com destaque ao continente africano, abordando as narrativas negras a partir de uma curadoria de autores negros e que abordam a cultura e as tradições do povo negro.

Alunos da escola visitada e seus familiares foram apresentados ao projeto e após a contação de história puderam se divertir juntos enquanto conheciam a Amarelinha africana, brincadeira originária de Moçambique, país do continente africano. A intervenção Narrativas negras busca, por intermédio da literatura, combater discursos e atitudes que invisibilizam e segregam pessoas por serem negras.

No Espaço de Leitura da EC Arari é possível ainda visitar uma estante voltada para o Narrativas negras, exibindo os títulos que vêm sendo trabalhados pelo projeto. A intenção é reforçar a representatividade negra no meio literário e fazer com que chegue a todos os lugares, provocando reflexões e reconhecimento. Conteúdo EC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!